quinta-feira, 30 de maio de 2013

Para além do "click"


Se até algum tempo atrás o fotojornalismo resumia-se à produção de boas imagens, agora a história é outra. E, obviamente, o repórter fotográfico precisou acompanhar e aderir a uma nova lógica de produção, a um novo modo de “fazer fotografia”. O quadro mudou de figura [sem trocadilhos] e as exigências de mercado, hoje, cobram do fotojornalista habilidades para além do “click”.

Nesse processo, uma série de ferramentas foi incorporada à rotina produtiva do fotojornalista, possibilitando-o melhorar exponencialmente a qualidade do seu trabalho. Uma delas foi o Lightroom, um software desenvolvido tanto para fotógrafos profissionais quanto amadores um tanto experientes. Esse programa permite não somente o aperfeiçoamento de uma fotografia depois da captura, como também a importação, o processamento, o gerenciamento e a exibição de grandes volumes de imagens digitais.

Em abril, foi lançada, para teste, a última versão do software: o Lightroom 5 BETA. Algumas novidades presentes nessa nova versão foram listadas no link abaixo - post do site Lightroom Brasil. É possível adquirir a licença do Lightroom através da página oficial do software, e, sim, não é barato.


Mas nem tudo está perdido! As versões anteriores também fazem um ótimo trabalho e servem como opção viável e acessível ao uso do aplicativo. Inclusive, talvez seja possível encontrar, ‘garimpando’ muito na internet, o software e baixá-lo gratuitamente.

PS.: eu procurei, mas não encontrei, infelizmente.

Aos que ainda não conhecem ou não utilizam o Lightroom, esse minicurso pode ser uma oportunidade bacana de conhecer e aprender:

http://dicaslightroom.blogspot.com.br/2012/11/mini-curso-gratuito-lightroom.html


Virgínia Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário