segunda-feira, 3 de junho de 2013

Nosso Google particular

Ao usar o Adobe Photoshop Lightroom pela primeira vez pela disciplina, 'subi' apenas 14 fotos para o software, dando o pontapé inicial do meu catálogo. Se eu quiser voltar lá e procurar alguma foto específica não terei dificuldades para achá-la. Por outro lado, posso imaginar o sofrimento de algum fotojornalista que queira procurar alguma imagem específica do início da sua carreira sem uma ferramenta de busca como a que o Lightroom oferece.

Em meio a centenas ou até milhares de imagens em um computador, é quase impossível estabelecer um método de organização que permita ao fotógrafo encontrar uma foto específica do seu trabalho. O Lightroom encurta esse caminho ao permitir que as fotos sejam categorizadas de acordo com palavras-chave.

Ao indexar a foto no software, você pode associar quantas palavras quiser a uma única imagem. Na foto abaixo, por exemplo, poderia incluir as expressões 'trote', 'tinta', 'calouros' e 'Ufba'. Daqui alguns anos, posso colocar qualquer uma dessas palavras-chave na busca do Lighroom e voilà, encontrarei essa foto novamente, ao lado de todas as outras imagens associadas à palavra-chave em questão.


Esse tipo de busca segue um modelo ao qual estamos bem acostumados na internet. Em um nível muito mais complexo, é claro, o Google realiza operações bem semelhantes. Os sites presentes no buscador indicam suas palavras-chave e quando alguém realiza uma pesquisa, o Google busca nos sites as expressões indicadas pelo usuário, exibindo os resultados de acordo com sua relevância.

A eficiência dessa ferramenta no Lightroom, no entanto, vai estar diretamente ligada ao seu bom uso por parte do fotógrafo. Uma foto indexada sem palavras-chave nunca será encontrada em uma busca. Por outro lado, quanto mais expressões foram usadas para classificar a imagem, mais resultados aparecerão - sempre com o cuidado da palavra-chave não se afastar do que a imagem diz.

Se, após o fim da disciplina, eu queira seguir fazendo trabalhos na área de fotojornalismo, a ferramenta busca do Lightroom certamente será muito útil para mim. Quem sabe algum dia eu tenha uma pauta sobre trotes em universidades? De repente a foto que eu tirei há alguns dias durante o primeiro exercício se encaixe perfeitamente em um trabalho daqui dez anos. Basta procurar fazer a busca certa no meu catálogo do Lightroom.

Guilherme Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário