terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Linguagem fotográfica e informação: o casamento do fotojornalismo


Guerra do toxico - Vila do João
Ser um fotojornalista, ou repórter fotográfico, não é uma tarefa simples, requer uma série de conhecimentos técnicos aplicados a uma visão em constante atenção e reflexão. Todavia, o trabalho do profissional desta área estende-se também ao espaço de tempo em que ele aplica suas habilidades técnicas e criativas, e não somente ao conhecimento teórico que detém. É a estrada que lhe dará a experiência necessária por meio da prática, repetições e acertos. Basicamente, um fotojornalista nunca pode dizer que está preparado, a vida lhe dará as condições mais diversas e ele estará sempre aprendendo com ela. É o treinamento do olhar aplicado à técnica que difere o fotojornalista.

Queda e morte de estudante
O repórter fotográfico intenta contar uma notícia através de uma imagem (a fotografia). Ainda que use, necessariamente, da legenda, a intenção é sempre a de se garantir ao máximo certa autonomia, ou seja, pra quem quer que observe a imagem, já fique possível compreender, ainda que superficialmente, aquilo que se quer contar (reunir todos os elementos possíveis em um mesmo enquadramento), para que, quando adicionado à legenda, tenha um efeito direto. Seu trabalho não termina com a fotografia, nem tampouco começa com ela, muito antes de produzi-la, de fato, o fotojornalista se preocupa desde o levantamento e sugestão de pauta até a diagramação. Quando preciso, ele fica encarregado por coletar as informações que cercam sua imagem e, logo após a produção desta, é responsável também pela apuração das informações essenciais que ficarão nas legendas. Informações como data, local, horário, contexto e personagens são fundamentais e precisam, obrigatoriamente, ser anotadas.

Queda do motociclista da FAB
A imagem jornalística precisa agregar as funções informativa, expressiva e simbólica, pois com elas fica possível um entendimento da notícia pelo leitor. Essas funções são resultado de toda uma série de elementos precisos e postos na construção da escrita fotográfica, elementos estes presentes em toda linguagem fotográfica. É a partir da construção destes elementos que se define a vertente que se quer tomar, no nosso caso, a vertente fotojornalística. Os elementos são: composição, enquadramento, ângulo, planos de imagem, luz, aberrações esféricas, foco, movimento, cor/p&b e ponto de vista; todos eles, juntos, constroem a escrita fotográfica. A partir disso, é função do fotojornalista a construção de sentido para a imagem, é este o seu principal objetivo, sempre de acordo com o aquilo que se deseja informar.

Agregar todos os elementos técnicos à visão criativa e habilidosa de um repórter fotográfico é a grande questão que cerca a área do fotojornalismo. O grande desafio do trabalho são sempre as situações impostas pelo mundo (somos reféns do meio) e o resultado (vitorioso ou derrotado) desse confronto fica por conta da forma com a qual encaramos esses desafios e os registramos pela lente.


Texto: Lucas Seixas
Fotos: Evandro Teixeira
Revisão: Lucas Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário