terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O enquadramento e a sua regra básica


Na semana passada falamos aqui sobre enquadramento e a importância da composição na fotografia para gerar e agregar sentido na linguagem fotográfica. Também já sabemos que fotografar não é apenas apertar um botão e que o desenvolvimento do olhar fotográfico é um exercício constante, mas não é por isso que vamos deixar de lado algumas dicas simples que ajudam a nortear na composição de um texto imagético.

A Regra dos terços é o que podemos chamar de primeiro mandamento da composição fotográfica, é uma maneira simples de conseguir uma boa composição e determinar o que entra e sai do quadro da imagem.

Imaginem que a tela da câmera está dividia em três linhas horizontais e três verticais, formando no centro quatro pontos, que vamos chamar de pontos de interesse, o conteúdo escolhido para preencher este espaço é o que vai chamar mais atenção na fotografia.




É necessário ter cautela e criatividade ao escolher o que vai ficar próximo a estes pontos de interesse, para isso é preciso sempre levar em consideração o que se quer transmitir com a imagem.  O recomendado a partir da Regra dos terços é que não se centralize completamente nenhum objeto, em nenhuma das orientações (vertical ou horizontal), o fotógrafo deve escolher criativamente os elementos que podem compor uma imagem mais interessante.


Hury Ahmadi


Nenhum comentário:

Postar um comentário