sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Luz que conta uma história


 “A luz é para o fotografo o equivalente das tintas para o pintor. Para imprimir uma ideia na tela o artista precisa aprender a lidar com as tintas”- O prazer de fotografar. Pelos editores da Eastman Kodak Company.

Fotografia nada mais é que a escrita com a luz, sem luz não existe este personagem, o fotógrafo, assim como não tem pintor sem tintas. A escrita com a luz se dá a partir do momento que o ser passar a enxerga-la. Ver e enxergar são coisas distintas, vemos tudo, mas não enxergamos a luz e suas nuances, sua beleza ao contornar um objeto, essa relação de enxergar uma luz, é como na pintura perceber os traços que constitui aquela obra.


A luz é a ferramenta essencial para se produzir a fotografia, mesmo por que nela estão todas as cores, as temperaturas de uma foto e através das qualidades contidas nela e sua direção se constrói imagens fabulosas, sejam suas direções laterais, de cima, de baixo, ou ate mesmo frontal, a depender da ideia que se quer construir a imagem ou o que você quer passar é a direção dela e sua qualidade que contribuirá de forma significante no contexto que se quer passar, não descarto aqui ângulos, enquadramentos, mas é a luz que fala através da imagem é ela que nos faz ter uma experiência estética com o que vemos.

Segundo Ernest Haas “Uma imagem Fotográfica é uma história que nunca se pensou em contar” (Fotojornalista pioneiro no uso da fotografia colorida) a fotografia é justamente essa construção do que queremos ela não é simplesmente, uma imagem documental que registra o real ela constrói historias evoluindo de índice e de ícone a símbolo, que representa de forma convincente o que está escrito, um fotojornalista ou fotografo que seja, deverá ser capaz de enxergar e ou perceber a luz em uma cena ,onde não apenas registrará o real mas contará uma bela história através deles. Dessa forma termino aqui sugerindo aos leitores que estudem a linguagem da luz, perceba as cores contidas nela, sinta suas cores se são frias ou quentes. Procure a direção da luz do dia e da noite tanto na primavera como no outono, no verão tanto quanto no inverno. Sinta sua qualidade se dura ou suave, enxerguem luz, encontrem luz. Fiat lux...


Ruth Hirte

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