“A luz é para o fotografo o equivalente das tintas para o pintor. Para imprimir uma ideia na tela o artista precisa aprender a lidar com as tintas”- O prazer de fotografar. Pelos editores da Eastman Kodak Company.
Fotografia nada mais é que a escrita com a luz, sem luz não existe este personagem, o fotógrafo, assim como não tem pintor sem tintas. A escrita com a luz se dá a partir do momento que o ser passar a enxerga-la. Ver e enxergar são coisas distintas, vemos tudo, mas não enxergamos a luz e suas nuances, sua beleza ao contornar um objeto, essa relação de enxergar uma luz, é como na pintura perceber os traços que constitui aquela obra.
A luz é a ferramenta essencial para se produzir a fotografia, mesmo por que nela estão todas as cores, as temperaturas de uma foto e através das qualidades contidas nela e sua direção se constrói imagens fabulosas, sejam suas direções laterais, de cima, de baixo, ou ate mesmo frontal, a depender da ideia que se quer construir a imagem ou o que você quer passar é a direção dela e sua qualidade que contribuirá de forma significante no contexto que se quer passar, não descarto aqui ângulos, enquadramentos, mas é a luz que fala através da imagem é ela que nos faz ter uma experiência estética com o que vemos.
Segundo Ernest Haas “Uma imagem Fotográfica é uma história que nunca se pensou em contar” (Fotojornalista pioneiro no uso da fotografia colorida) a fotografia é justamente essa construção do que queremos ela não é simplesmente, uma imagem documental que registra o real ela constrói historias evoluindo de índice e de ícone a símbolo, que representa de forma convincente o que está escrito, um fotojornalista ou fotografo que seja, deverá ser capaz de enxergar e ou perceber a luz em uma cena ,onde não apenas registrará o real mas contará uma bela história através deles. Dessa forma termino aqui sugerindo aos leitores que estudem a linguagem da luz, perceba as cores contidas nela, sinta suas cores se são frias ou quentes. Procure a direção da luz do dia e da noite tanto na primavera como no outono, no verão tanto quanto no inverno. Sinta sua qualidade se dura ou suave, enxerguem luz, encontrem luz. Fiat lux...
Segundo Ernest Haas “Uma imagem Fotográfica é uma história que nunca se pensou em contar” (Fotojornalista pioneiro no uso da fotografia colorida) a fotografia é justamente essa construção do que queremos ela não é simplesmente, uma imagem documental que registra o real ela constrói historias evoluindo de índice e de ícone a símbolo, que representa de forma convincente o que está escrito, um fotojornalista ou fotografo que seja, deverá ser capaz de enxergar e ou perceber a luz em uma cena ,onde não apenas registrará o real mas contará uma bela história através deles. Dessa forma termino aqui sugerindo aos leitores que estudem a linguagem da luz, perceba as cores contidas nela, sinta suas cores se são frias ou quentes. Procure a direção da luz do dia e da noite tanto na primavera como no outono, no verão tanto quanto no inverno. Sinta sua qualidade se dura ou suave, enxerguem luz, encontrem luz. Fiat lux...
Ruth Hirte
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