sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O alfabetismo visual


Tanto para as pessoas quanto para as circunstâncias, a expressão visual exerce muitos significados. Infelizmente, o ser humano, em sua grande parte, tem uma compreensão incipiente sobre a linguagem visual. Essa mesma linguagem que detém uma enorme complexidade e inteligência.

A linguagem nasce como um recurso de comunicação do próprio homem, desde sua evolução auditiva, pura e primitiva, até o desenvolvimentoda capacidade de ler e escrever. A reprodução mecânica do meio ambiente, sozinha não constitui uma boa expressão visual, porque para haver o controle do espantoso potencial da fotografia, se torna imprescindível o conhecimento da sintaxe visual. Pode-se fazer um comparativo do surgimento da câmera ao do livro, que beneficiou o alfabetismo.

É aprendendo os componentes básicos da linguagem escrita: as letras, as palavras, a ortografia, a gramática, a sintaxe, o domínio da leitura e da escrita que se pode expressar com esses poucos elementos e princípios possibilidades infinitas. Ao dominar a técnica, qualquer pessoa tem a capacidade e a variedade infinita de criação para resolver problemas da comunicação verbal, ao mesmo tempo na qual busca um estilo pessoal. É através de um corpo comum de informações que é atribuído e compartilhado o significado do alfabetismo.O alfabetismo visual deve operar de alguma maneira, dentro desses limites. O desenvolvimento do alfabetismo visual podem se desenvolver da mesma forma que a linguagem escrita: construir um sistema básico para a aprendizagem, a identificação, a criação e a compreensão de mensagens visuais que possam se tornar acessíveis a todas as pessoas, e não somente a alguns gruposespecialmente treinados, como por exemplos: o artista, o projetista, o artesão, o fotógrafo...  Compreende-se que o sentido visual exerce uma grande influência sobre nossa vida. As pessoas aceitam e sem se dar conta de que estudando a linguagem visual no seu processo básico não só haverá uma ampliação como também um aperfeiçoamento do processo de observação a serviço da comunicação humana. 

O sentido visual exerce uma importância sobre nossa vida por meio das conotações multilaterais: de perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler e olhar sob a identificação de objetos simples ao uso de símbolos e da linguagem para conceituar o pensamento indutivo ao dedutivo sob a chave da complexidade do caráter e do conteúdo da inteligência visual. O alfabetismo é de extrema importância para a instrução do indivíduo na experiência visual mediante exploração, analise e definição, que permite o desenvolvimento de métodos capazes de instruí-lo, seja, não somente criadores, mas também receptores de mensagens visuais.

A composição fotográfica é a arte que possibilita o arranjo harmonioso dos assuntos dentro da área a ser fotografada. Lembre-se que a composição não tem regras definidas, mas sim orientação.

Vivencia-se a capacidade de ver sem fazer muito esforço. “A visão é veloz, de grande alcance, simultaneamente analítica e sintética. Requer tão pouca energia para funcionar, como funciona a velocidade da luz, que nos permite receber e conservar um número infinito de unidades de informação numa fração de segundos”. “Com a visão, o infinito nos é dado de uma só vez; a riqueza é sua descrição.” (CalebGattegno)
Segundo o professor Bauhaus: “Os iletrados do futuro vão ignorar tanto o uso da caneta quanto o da câmera.”


Sintaxe da Linguagem Visual – Autora: Donis A. Dondis
Ressignificação: Marcelo Soares

Marcelo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário