segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Pra aguçar a criatividade

Bom, galera, o post de hoje é uma lista de sugestões. De que? Ensaios! Mas não quaisquer ensaios. São séries de fotografias que partilham entre si, além da qualidade de imagem, a execução de boas ideias. Temos falado tanto sobre criatividade, inovação, a importância da criação, que achei pertinente apresentar um compilado de diferentes propostas fotográficas e discutir o que de mais interessante podemos extrair delas em termos de luz, composição, enquadramento, enfim. Afinal, para produzir imagens bacanas é preciso ver imagens bacanas, certo?! E outra, para quem quer trabalhar com fotografia repertório imagético nunca é demais, né?!

Selecionei meus 15 ensaios preferidos do Hypeness. Alguns são mais recentes que outros. De cada série, escolhi uma foto que pudesse melhor ilustrá-la e atiçassem em vocês a curiosidade de clicar e conferir por inteiro. Espero que gostem da seleção e das propostas!


Essa primeira fotografia é parte da série Neon, do fotógrafo Hib Saib. Nas modelos foi usada maquiagem facial neon, de modo que o efeitos das sombras fluorescentes na luz negra pudesse ser explorado. As imagens ficaram super bonitas.


Trabalho do fotojornalista Brian Sokol, "The Most Important Thing" é um projeto feito com refugiados sudaneses. Nele os refugiados mostram os objetos mais importantes de suas vidas. A série é tocante.


A foto abaixo pertence a um ensaio que buscou registrar a reação de bebês ao provar limão pela primeira vez. O resultado foi uma série de divertidos flagras.


Uma junção de parcerias resultou nesse lindíssimo ensaio subaquático.


Tension é o terceiro ensaio que optei por destacar pela beleza das imagens produzidas pela técnica da sobreposição.


Esse é um ensaio que eu gosto muito pelo modo como as imagens foram construídas. Todas elas dizem muito. O propósito da série é documentar a escravidão moderna. Vale a pena dar uma olhada.


“O que quer ser quando crescer?”. Esta foi a pergunta que inspirou o ensaio, do qual a foto abaixo pertence. Todas as crianças retradas são vietnamitas e objetivo do fotógrafo era retratá-las "nos cenários dos seus sonhos".


"O fotógrafo Acey Harper nos mostra uma visão surreal de corpos quase nus, femininos e masculinos, em lugares improváveis que vão desde rios e florestas a uma siderúrgica abandonada ou ao metrô de Nova York. São imagens intensas, emocionantes, rígidas, de corpos que – embora sejam humanos – são sublimes".


Apesar de todas as fotos terem sido manipuladas digitalmente, o resultado do ensaio abaixo foi fantástico! Criatividade a mil! O pai, que é o fotógrafo, a fim de capturar fotos que retratassem a essência da criança, fotografou seu filho em situações divertidíssimas. Além dessa série, acho interessante dar uma passadinha no Flickr dele também (http://500px.com/adrian_sommeling).


Na série Underwater Tango, a fotógrafa russa Katerina Bodrunova retrata um casal apaixonado dançando Tango debaixo d’água. O resultado ficou lindo.


Sabem aquela máxima: estava no lugar certo na hora certa?! Pois bem, essa série de flagras com animais retrata muito bem a expressão.


Há quem acredite que, com a convivência, os animais de estimação chegam a se parecer com seus donos ao ponto de serem quase um só. Essa é a brincadeira da série abaixo. Achei beem legal.


A fim de retratar o outro lado da gravidez, a fotógrafa Darien McGuire  resolveu revelar a beleza do corpo pós-parto. O projeto se chama “Beauty Revealed Project” e procura mostrar o qual a história por trás das cicatrizes, varizes e estrias de cada das mulheres.


Todos sabemos que grande parte dos músicos, por natureza, são excêntricos. Essa excentricidade fica mais óbvia no quesito: exigências do camarim. E é exatamente isso que a série a seguir registra.


Recomendo o ensaio aos que gostam de esportes radicais e, porque não, também aos que não gostam tanto assim, afinal são as imagens que importam e elas estão bem bacanas.


Virgínia Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário