sexta-feira, 18 de outubro de 2013

As 04 vertentes da fotografia de moda

 
Podendo ser dividida em quatro diferentes vertentes, a fotografia de moda abrange campos diversos e acaba incorporando muito da fotografia artística e publicitária e algo do fotojornalismo.
 
Sim, existe um campo dentro da fotografia de moda que pende exclusivamente para o fotojornalismo. Nesse caso, os fotógrafos, já bastante conhecedores do mercado e dos bastidores de desfiles e projetos ligados à moda, acabam por fazer a cobertura jornalística desses eventos. Outra participação efetiva que os fotógrafos de alta-costura têm no campo jornalístico é quando decidem criar documentários a respeito de temas relacionados à moda com interessantes perspectivas socioculturais do estilo em vários lugares do mundo bem como moda de rua e desconhecidos que têm, dentro de si, um certo refinamento inerente aos altos padrões da fotografia editorial.
 
 
Para além dos campos do já citado, a fotografia de moda também pode ser fragmentada em editorial, comercial e de beleza. O editorial busca vender conceitos e comportamentos partindo do pressuposto de que a modelo fotografada conta (através da sua linguagem corporal, cenário, expressão, leveza e posicionamento) uma história que deve ser percebida pelo público que analisará a imagem.
 
 
O comercial de moda também deseja vender o produto, mas apresenta iluminação menos complexa e modelo em poses mais simples apenas com o intuito de vender o produto sem grandes reflexões artísticas por trás da ideia puramente comercial. Nessa vertente encaixam-se também os portfólios feitos por modelos para entrega em agências já que os books estão utilizando-se das fotos para vender o "produto modelo".
 
 
Por fim, a foto de beleza que muito se assemelha à fotografia de moda comercial diferindo apenas no ponto em que a fotografia comercial não se atém tanto ao cabelo, maquiagem e produto para o corpo. No caso da foto de beleza, o importante é vender o produto que realce a beleza e não necessariamente destacar a atitude da modelo ou uma história contada num editorial.
 
 
 
Por: Carla Ribeiro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário