O artigo do professor de fotografia Valdir Peyceré
sobre linguagem fotográfica oferece elementos fáceis de lembrar, e bons
exemplos de como aperfeiçoar a linguagem fotográfica, apesar de não ser
exclusivamente voltado para o fotojornalismo. No entanto, como foi dito em sala
pelo professor Rodrigo Rossoni, as possibilidades artísticas dentro do
fotojornalismo estão cada vez mais em pauta, uma vez que a tecnologia ampliou a
produção de novos instrumentos fotográficos e “democratizou” o fotojornalismo,
de modo que o primeiro registro muitas vezes é feito de forma independente,
pelas centenas de testemunhas oculares presentes no local e seus smartphones. A
plasticidade de um registro fotográfico revela a capacidade técnica unida ao
olho jornalístico dos melhores profissionais, e tornou-se um grande diferencial
para o fotojornalismo atual.
O professor apresenta os seguintes elementos.
1) O uso da sombra como elemento de linguagem.
2) Os grafismos:
formas geométricas ou livres que o enquadramento e a composição criam,
principalmente em segundo plano.
3) A predominância da
cor na estética que constitui a foto. A busca de elementos que ressaltem cores
relacionadas á pauta.
4) Reflexos: Elemento
mais voltado para a plasticidade e perspectiva artística, o reflexo insere a
distorção do real enquanto linguagem.
5) Textura:
interessante ao realizar close-ups, principalmente na busca de “spot-news”. Coberturas
policiais, por exemplo, oferecem texturas interessantes como o asfalto, o
sangue. Favorecem a criação de uma dramaticidade na cena.
6) Linhas: a busca de
linhas no contorno da imagem, no segundo plano é positiva para
destacar a linguagem fotográfica e o enquadramento. Fotografia de multidões,
manifestações, costumam oferecer boas imagens.
7) Cortes:
enquadramentos pouco convencionais costumam ser de grande destaque quando o
fotógrafo inova na linguagem fotográfica. Cortes podem significar rupturas ou
fluidez, a partir de cortes verticais e horizontais por exemplo.
8) Foco: talvez
o exemplo mais visto em sala, o foco é extremamente importante para ambientar a
fotografia. Saber onde focar, a partir da orientação dada pela pauta e da
criatividade do fotógrafo, é uma técnica intrínseca ao fotojornalismo.
9) Freeze:
congelamento, muito utilizado em “spot-news”, principalmente nas coberturas de
esporte.
10) Efeito de movimento: mais difíceis de serem realizadas, as fotografias que utilizam-se de movimento costumam estar presentes também em coberturas de esporte. Seu efeito é muito mais artístico do que jornalístico.
10) Efeito de movimento: mais difíceis de serem realizadas, as fotografias que utilizam-se de movimento costumam estar presentes também em coberturas de esporte. Seu efeito é muito mais artístico do que jornalístico.
- O artigo está disponível em: http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1637&Itemid=138
Albano Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário