quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mais sobre a linguagem fotográfica


O artigo do professor de fotografia Valdir Peyceré sobre linguagem fotográfica oferece elementos fáceis de lembrar, e bons exemplos de como aperfeiçoar a linguagem fotográfica, apesar de não ser exclusivamente voltado para o fotojornalismo. No entanto, como foi dito em sala pelo professor Rodrigo Rossoni, as possibilidades artísticas dentro do fotojornalismo estão cada vez mais em pauta, uma vez que a tecnologia ampliou a produção de novos instrumentos fotográficos e “democratizou” o fotojornalismo, de modo que o primeiro registro muitas vezes é feito de forma independente, pelas centenas de testemunhas oculares presentes no local e seus smartphones. A plasticidade de um registro fotográfico revela a capacidade técnica unida ao olho jornalístico dos melhores profissionais, e tornou-se um grande diferencial para o fotojornalismo atual.

O professor apresenta os seguintes elementos.

1) O uso da sombra como elemento de linguagem.
2) Os grafismos: formas geométricas ou livres que o enquadramento e a composição criam, principalmente em segundo plano.
3) A predominância da cor na estética que constitui a foto. A busca de elementos que ressaltem cores relacionadas á pauta.
4) Reflexos: Elemento mais voltado para a plasticidade e perspectiva artística, o reflexo insere a distorção do real enquanto linguagem.
5) Textura: interessante ao realizar close-ups, principalmente na busca de “spot-news”. Coberturas policiais, por exemplo, oferecem texturas interessantes como o asfalto, o sangue. Favorecem a criação de uma dramaticidade na cena.
6) Linhas: a busca de linhas no contorno da imagem, no segundo plano  é positiva para destacar a linguagem fotográfica e o enquadramento. Fotografia de multidões, manifestações, costumam oferecer boas imagens.
7) Cortes: enquadramentos pouco convencionais costumam ser de grande destaque quando o fotógrafo inova na linguagem fotográfica. Cortes podem significar rupturas ou fluidez, a partir de cortes verticais e horizontais por exemplo.
8) Foco: talvez o exemplo mais visto em sala, o foco é extremamente importante para ambientar a fotografia. Saber onde focar, a partir da orientação dada pela pauta e da criatividade do fotógrafo, é uma técnica intrínseca ao fotojornalismo.
9) Freeze: congelamento, muito utilizado em “spot-news”, principalmente nas coberturas de esporte.
10) Efeito de movimento: mais difíceis de serem realizadas, as fotografias que utilizam-se de movimento costumam estar presentes também em coberturas de esporte. Seu efeito é muito mais artístico do que jornalístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário