Olá, queridos! Bem, hoje venho passar para vocês um pouquinho do que estudamos na aula do dia 07 de janeiro, e acrescentar junto ao que direi informações sobre leituras feitas por mim durante o recesso. Na última aula que tivemos tratamos do tema: linguagem fotográfica e informação, onde nosso professor Rodrigo Rossoni nos explicou quais seriam as regras básicas da linguagem fotográfica e como torna-la uma imagem com um alto teor de informação, pois, a imagem fotojornalística tem que coincidir com o texto ao qual se aplica a ela. Antes de tudo, temos que saber o que é o S.A.C. Só pra deixar claro, S.A.C. não é serviço de atendimento ao consumidor, não. Ok? No nosso caso, significa Sujeito, Ambiente e Circunstancia, onde a circunstancia vem antes do sujeito, que vem antes do ambiente. É necessário entender do que se trata a pauta para depois produzir a foto.
Com esta noção de ambiente se começa a pensar no uso da linguagem fotográfica para construir a imagem, fazendo com que ela expresse aquilo que o texto quer dizer, utilizando composição da imagem, enquadramento, ângulo, luz, entre outras técnicas fotográficas.
A fotografia e a linguagem escrita se complementam, enquanto uma narra com palavras, a outra narra mostrando aquilo que está escrito através da foto. O livro “Teoria de la imagem peridodistica” reforça este aspecto e do quanto é importante que o repórter fotográfico esteja ciente das informações das quais ele terá que registrar, é um livro muito bom não só para quem gosta ou faz fotojornalismo, mas também para quem estuda teoria da imagem e quem faz jornalismo. Afinal, fotografia e jornalismo andam juntos. Fica a dica.
Ruth Hirte
Nenhum comentário:
Postar um comentário