sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A geração de sentido na linguagem fotográfica


A aula de hoje discorreu sobre a geração de sentido no fotojornalismo. Na produção fotográfica tende-se a acreditar que o repórter fotográfico aciona o botão da câmera no momento exato do acontecimento e pronto! A imagem retrata a realidade carregada de sentido que o repórter fotográfico quer dá. Isso pode ser real, mas nem sempre é assim que acontece. A produção fotográfica para o jornalismo tem suas particularidades que devem ser observadas pelo repórter fotográfico a fim de aproximar o leitor da mensagem que ele presenciou, fotografou e que quer transmitir. Esse profissional deve ter claro que não vai apenas captar imagens, ele vai também registrar a sua opinião sobre aquele.

O que faz uma fotografia jornalística ser merecedora de um Pulitzer é o uso criativo que se faz dos elementos que compõem a linguagem fotográfica no momento de retratar a realidade, o acontecimento. É preciso também que o repórter fotográfico tenha como ponto de partida um S.A.C (sujeito, ambiente, circunstância) que o situe no contexto daquele acontecimento.

Composição: é o arranjo visual dos elementos. Compor é capacidade para selecionar e dispor os elementos a ser fotografado de forma que melhor atenda aos objetivos. Na composição o fotógrafo utiliza regras básicas como regra dos terços, molduras, justaposição, equilíbrio, contextualização, referência. O lugar onde ele decide se posicionar para fazer a foto também tem sua importância na composição.

Enquadramento: distanciamento da câmera em relação ao objeto a ser fotografado (planos). O fotógrafo determina o sentido visual através da orientação da câmera, destaque e cortes na imagem. É basicamente uma atividade seletiva.


Maria Virginia

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