sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Aberrações da Objetiva


Na aula de segunda, 30 de janeiro de 2013, aprendemos sobre as aberrações da objetiva. Estranho, hein? Nem tanto.

Esse termo “aberração” se refere a um fenômeno ótico conhecido de muitos séculos, muito antes mesmo de surgir à fotografia digital, que podem atingir de óculos a telescópios. Por conta do crescimento da complexidade das lentes, redução das lentes e redução das dimensões das câmeras, alguns desses defeitos foram se complicando cada vez mais, e os fotógrafos passaram a reconhecer esses problemas incessantemente.

Aberração esférica
Hoje em dia, é possível corrigir essas aberrações digitalmente. A própria câmera já faz automaticamente alguns desses ajustes dessas fotografias e um bom tratamento também ajuda. A distorção propriamente dita presente em praticamente qualquer lente com zoom, faz com que linhas, que deveriam ser retas, apareçam com curvas na foto.

A objetiva lente grande angular - a depender do enquadramento que for fazer para foto - é uma das maiores causadoras das aberrações esféricas. A grande angular só causa aberrações esféricas quando está próxima do objeto fotografado. Essa lente aumenta a profundidade de campo, e é boa para fazer retratos.

Até a próxima, pessoal!


Cláudio Jansen

Nenhum comentário:

Postar um comentário