Falamos hoje sobre a importância do retrato na fotografia e suas dificuldades como a quebra da timidez, disponibilidade, tempo, criatividade e principalmente a estética. Temos, por carga histórica, a tendência de enquadrarmos o retrato como se fazia antigamente, fechar o ângulo do busto para cima. Aprendemos a ler a imagem de um retrato dessa forma e sentimos a dificuldade de quebrar esse padrão, de mudar, de usar a criatividade.
Hoje em dia a imagem ganhou força visual, sendo mais importante do que a escrita na maioria dos casos, por isso existe uma preocupação maior em relação à estética e a plasticidade de um retrato.
Não devemos esquecer a importância da conquista e da sedução no processo de criação da imagem quando se fotografa uma pessoa. A mudança de expressão depende quase sempre de como abordamos a pessoa e uma conversa descontraída ajuda bastante.
Finalizamos a aula com imagens de dois fotógrafos que mudaram o conceito de retrato fotográfico, Alexander Rodchenko com seus diferentes ângulos e ponto de vista e Henri Cartier Bresson com sua teoria do instante decisivo.
Ivan Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário