Para que serve o flash?
O flash é usado na fotografia para produzir uma luz instantânea que ajuda a iluminar a cena. Mas é preciso tomar alguns cuidados, pois o mau uso do flash pode não dar o resultado desejado, deixando a foto muito estourada.
![]() |
Flash 80DX |
Geralmente é usado em duas situações: como luz principal e como preenchimento. Como luz principal, ele é usado como principal fonte de luz. Ex: fotos em interiores escuros e fotos noturnas.
![]() |
foto feita com flash em interior escuro |
Como preenchimento é usado em dias ensolarados, nos quais, em algumas situações, aparecem sombras no rosto do fotografado ou a pessoa fica escura, devido ao posicionamento contra a luz. Neste caso, o flash é usado para iluminar as áreas sombreadas e/ou para equilíbrio de exposição.
![]() |
foto sem flash contra luz do sol e foto com flash contra luz do sol |
Em todos os casos, o flash é uma ferramenta poderosa para o fotojornalismo, facilitando a qualidade da imagem (não deixando-a muito escura ou muito clara, SE USADO CORRETAMENTE) e facilitando o trabalho do fotojornalista.
Como usá-lo?
Vamos começar por etapas.
1ª etapa: Verifique se o flash está com bateria/pilha.
2ª etapa: Encaixe o flash na máquina
![]() |
encaixe do flash externo |
3ª etapa: Ligue o flash (botão on/off)
4ª etapa: Teste o luz usando o botão com o nome “flash” no próprio flash – fazendo isso você
pode visualizar a luz na cena antes de bater a foto.
5ª etapa: Você pode fotografar com o flash em 3 modos básicos (alguns flashes possuem outros modos, mas citaremos esses 3: A - Automático, M - Manual e TTL - Through The Lens (Leitura Através da Lente). Esses modos podem ser alterados apertando o botão, também no flash, “mode”. No modo automático, como o próprio nome já diz, o flash ‘trabalha sozinho’ e a luz atinge o primeiro plano. Uma vantagem do modo automático é a economia da bateria. No modo manual o flash não atinge um plano definido, é agressivo (muito forte), pois libera toda a sua potência. A conseqüência é ter o primeiro plano estourado e o fundo escuro. Em TTL (o modo mais recomendado) o flash dispara a luz de acordo aos valores do fotômetro na máquina (flash e máquina sincronizados).
Os flashes que nós do blog usamos são geralmente Nikon SB-80DX e SB-800. Ainda que o mais recomendado seja usar o flash em TTL, o flash 80-DX não dispara em modo TTL estando conectado à uma Nikon D90 (equipamento também usado por nós). Assim, para a 80-DX é recomendado que se use em automático com alguns ajustes manuais: os valores do ISO e do diafragma devem ser os mesmos na máquina e no flash. Como alterar esses valores? Assim que você liga o flash, repare que o valor do ISO estará inicialmente piscando, é só aumentar ou diminuir em menos (-) ou mais (+) nas setinhas em forma de cruz do flash. Para alterar o diafragma, é só você apertar em ‘sel’ de selecionar (uma bolinha no meio das setas) e apertar para esquerda ou direita na mesma setinha em forma de cruz, e verá os valores sendo alterados.
Como saber a qual distância fotografar com o flash?
Perceba que você pode posicionar o flash para cima ou para frente, é só apertar o botão na lateral dele e abaixar ou levantar com cuidado. Para saber a distância que a o flash irá alcançar ele precisa estar posicionado para baixo, para que apareça no LED do flash a distância. Ex: 1.0-11 m. Atenção, a distância pode não estar sendo medida em metros. Verifique se ao lado dos números que vão aparecer em tamanho maior no LED tem um “m” de metros ou um “ft” de feets. Caso esteja em “ft” e deseje mudar para “m” aperte em “mode” algumas vezes até que o “ft” apareça (sozinho) na imagem e mude usando as setas.
O flash é uma fonte de luz artificial que produz uma luz dura. Você pode rebater a luz do flash no teto (se estiver em lugar fechado), desde que este seja branco, pois a luz volta de acordo a cor de onde bate (se to teto for azul, a luz voltará azul). Se a luz bater diretamente no objeto, ele ficará com muita sombra e uma luz dura (como visto em postagens anteriores). Caso não queria uma luz tão forte, com sombras e detalhes bem definidos, ou para não correr o risco de a fotografia ficar estourada - com excesso de luz - procure rebater a luz para que ela volte difusa. Se quiser fazer boas fotos, lembrem-se das postagens sobre luz.
- Evite ao máximo flash como luz dominante (como fonte de luz principal da cena). Considere sempre a iluminação do ambiente antes de usá-lo.
- Nunca use flashes em teatros: primeiro (e mais importante), a iluminação do palco faz parte do espetáculo; segundo, a luz do flash pode atrapalhar ou incomodar o público.
- Reflita: É MESMO NECESSÁRIO USAR FLASH?
Susana Rebouças
Nenhum comentário:
Postar um comentário