Com a ajuda do fotógrafo Gjon Mili, Pablo Picasso também se aventurou nos desenhos com luz. Ao mostrar suas fotografias de longa exposição, registrando patinadores com pequenas lanternas nos patins, o fotógrafo acendeu uma luz para Picasso. A partir dessa parceria, foram realizadas duas séries de fotografias, separadas por 8 anos, com o uso da técnica.
Para a prática do light painting, é necessário um ambiente escuro, uma câmera em que seja possível controlar o tempo de exposição e uma ou mais fontes de luz. É necessário um alto tempo de exposição para que seja haja tempo hábil para a realização do desenho, utilizando a fonte de luz - que pode ser uma lanterna - como um lápis. Além disso, é importante que a câmera se mantenha estável, já que o diafragma ficará aberto por um maior espaço de tempo.
Se a ideia final seja da percepção apenas do desenho formado pelas luzes, é interessante que a pessoa que desenhará esteja com uma roupa escura. Caso o efeito desejado seja mostrar a pessoa que fará o desenho, será necessária a utilização de um flash. A aplicação da técnica pode parecer simples, mas criatividade e preparo técnico são essenciais para a obtenção de bons resultados.
Renata Farias

Nenhum comentário:
Postar um comentário