sexta-feira, 1 de março de 2013

O pequeno grande mundo fotográfico

A fotografia é um pequeno grande mundo de oportunidades de coisas onde cada fotografo se identifica com aquilo que gosta e sabe fazer de melhor, em que sentido falo isso? Bem, pra quem não sabe fotografia é um campo abrangente onde se destacam vários exemplos; fotojornalismo, fotografia de moda, fotografia de sttill, fotografia de estúdio, fotografia documento, fine arte, fotografia de eventos (casamentos, aniversários), fotografia noturna, fotografia da natureza, fotografia aquática e etc. É um campo vasto em que para cada escolha existe uma dedicação, um estudo. Fotografia não é fácil, não é simplesmente enquadrar e apertar o dedo. Isso é um conceito Kodak de ser “aperte o botão e fazemos o resto.” Pode ser assim pra quem quer apenas registrar por registrar e não construir uma imagem que tenha muito sentido, mas para se construir um sentido para aquilo que se deseja fotografar é preciso estudar, principalmente pra quem faz fotojornalismo.

Estudar fotografia? Sim, claro, são 187 anos de história evolução criação e ampliação de campos e valores, é importante lê sobre sua historia, sua construção em meio a sociedade, estudar as imagens que foram feitas em seus primórdios e que ao longo dos anos foram aperfeiçoadas e que continua em constante mudança, não só pela técnica, mas, pelos vários olhares e formas de produzi-la e a evolução dos equipamentos propiciou melhores condições, para a exploração dessas produções.

Um exemplo que quero trazer é a fotografia aquáticas como a de Cristy Lee Roger que é uma releitura do barroco feita dentro da água o que não é um processo simples, pois a luz se comporta dentro da água de forma totalmente diferente em relação ao nosso meio, onde seu caminho é retilíneo, na água isso muda ela segue uma curva, o que requer um outro tipo de técnica e equipamento.

Então, o que quero chamar atenção é que são pequenas informações de partes do mundo que constroem uma imagem fotográfica, o equipamento é o grande aliado destes conhecimento do mundo, saber manuseá-lo para a construção da imagem é de fundamental importância, e sabe em que área você quer atuar também, porque para cada campo escolhido existe uma técnica, por isso que no inicio do texto eu falei do pequeno grande mundo, é um mundo aparentemente pequeno, mas cheio de coisas possíveis e imagináveis de se fazer basta ser curioso para descobrir.

Ruth Hirte

Nenhum comentário:

Postar um comentário